sexta-feira, 21 de outubro de 2016

LA LUNA- PARATY- PEIXINHO À BEIRA DO MAR


CENTRO HISTÓRICO

Hoje vou passear um pouquinho com o Blog. Vamos sair do cenário de Uberlândia e dar um pulinho em Paraty, no Rio de Janeiro, para experimentar um peixinho a beira do mar. Mas antes, vamos conhecer um pouquinho sobre a cidade.
PARATY


Paraty é encantadora. Possui um somatório elementos históricos, religiosos, naturais, artísticos e místicos reunidos em sua atmosfera que envolvem os visitantes de maneira arrebatadora. Dizem que a cidade tem tanta energia, que atrai e repulsa, como um imã. Muitas são as estórias de pessoas que abandonam uma vida toda para ficar para sempre em Paraty após conhecê-la.
GABRIELA
Eventos culturais magníficos fazem parte do calendário da cidade durante o ano todo. Alguns deles são bastante conhecidos e tradicionais como: A Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), que reúne escritores e intelectuais do mundo todo; O Festival da Pinga, realizado desde 1982, busca valorizar o mais tradicional produto da cidade, a Cachaça.
Esta, por sua vez, pode ser encontrada na cidade das mais tradicionais de Engenho, envelhecidas, às super famosas e deliciosas saborizadas: Gabriela, de cravo e canela, e a Caramelada, ambas adocicadas e muito perigosas, pois podem deixar os menos atentos bastante ébrios.
Durante minha passagem por Paraty acontecia o MIMO (Mostra Internacional de Musica de Olinda). Cediado pelas principais cidades históricas do país (Tiradentes, Ouro Preto, Paraty, Rio e Olinda), esse festival conta com concertos, filmes e  "workshops" sobre a música instrumental de todos os continentes, do mais clássico ao popular. Realmente excepcional! 
A parte gastronômica do festival contava uma excelente seleção de restaurantes indicados espalhados pela cidade, além de uma grande variedade de comida de rua em "foodtrucks", que serviam de "Hamburguers Gourmet" até Empanas Argentinas e Cervejas Artesanais. 
A Culinária de Paraty é muito reconhecida. Valoriza os sabores regionais, tendo influências históricas Caiçara, Indígina, Portuguesa e Africana. A proximidade com o mar e a força produtos regionais como o açucar e a cachaça dão o sabor às receitas. Anualmente acontece a "Folia Gastronômica", que busca valorizar essa regionalidade culinária.
PRAIA DE JABAQUARA
Em meio a tantas opções para se comer bem em Paraty. Vou recomendar um cantinho na praia de Jabaquara. Essa é uma praia de muito fácil acesso, pois é a mais próxima do centro histórico. Pode-se caminhar para se chegar a ela. Devido a essa proximidade, conta com boas pousadas, bares e restaurantes a beira mar que oferecem excelentes opções de peixes e frutos do mar.
LA LUNA
O quiosque La Luna, possui um ambiente simples, com uma decoração bem descolada e de bom gosto. Garrafas de vinho vazias são utilizadas com vasos de flores em mesinhas de madeira. Aconchegante, com boa música, tipo "Bossa Nova", nada barulhento.

O Menu é muito variado, com com peixes, frutos do mar e até mesmo lagosta. A preparação do prato é divina. O meu, que levava o nome da casa, era uma mescla composta por filé de peixe, calamares, camarões e mexilhões, grelhados ao azeite e alho, servidos com batatas. Tudo muito simples e saboroso. O gostinho especial de mar fica melhor ainda servido de frente para ele.

EMPANADAS ARGENTINAS
Boa Carta de Vinhos e opções de cervejas para  harmonização, assim como sucos naturais.
O serviço foi excelente! Muito atenciosos e profissionais em todos os aspectos. O Chef trouxe o prato a mesa, o que deu um toque especial a experiência.

Bem, por proporcionar tão agradável experiência, o La Luna fica então como dica do Blog para quem tiver oportunidade de visitar Parary! E levará Nota: 10

Preço: $$$


Tel: (24) 3371-6917

UM PUCO DA CULINÁRIA DE PARATY:



Nenhum comentário:

Postar um comentário