terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cerveja e Comida - HARMONIZAÇÃO - MESTRE CERVEJEIRO



Hoje vamos conversar um pouco sobre como escolher uma Cerveja adequada para acompanhar um determinado prato. A isso denominamos Harmonização.

A Harmonização é a arte de combinar os sabores do que se come, com o que se bebe, resultando num terceiro sabor. Quando corretamente executada causa muito prazer e uma experiência inesquecível. Busca-se geralmente intensificar ou ameniza o sabor dos alimentos, através da semelhança ou contraste e entre os sabores, o que muitas vezes acaba valorizando os mesmos.
A cerveja, assim como o vinho, proporciona uma excelente harmonização. Isso se dá devido às características da bebida e os elementos que a compõe. São base para se produzir cerveja: Uma fonte de amido, que é tradicionalmente o malte de cevada, mas pode ser de outros cereais; o levedo, bactéria responsável pela fermentação; a água, responsável por dar características próprias às cervejas e o lúpulo, extrato de uma flor que trará os aromas e o amargor.
O amargor do lúpulo estimula o apetite e ajuda a limpar o paladar da gordura dos alimentos. Já os aromas dos cereais torrados e utilizados farão ligação com os sabores dos alimentos. Não podendo esquecer que o tipo de fermentação, que também será determinante nas características da cerveja. As Ales, por exemplo, são fermentadas em temperaturas mais altas, seus aromas e sabores são intensos e complexos, já as Lagers, por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, são normalmente mais leves, com aromas mais amenos.


Seguem algumas dicas para tentar acertar um boa Harmonização:

  • Comidas mais encorpadas, com molhos pesados, ou mais gordurosas, pede uma cerveja mais também encorpada e complexa, como as Ales. Dessa forma, um sabor não se sobressairá em relação ao outro. Além disso, a amargura ajudar limpar o paladar para uma próxima garfada.
  • Cervejas mais leves, como de trigo ou pilsner, são bem recomendadas para pratos leves, entradas e frutos do mar.
  • Já as mais escuras, vão bem com assados e grelhados e comidas mais escuras.
  • Os pratos picantes são bem acompanhados por cervejas amargas, o lúpulo ajuda a cortar os efeitos da pimenta.
  • Cervejas e comidas de uma mesma região geralmente funcionam bem juntas. Por isso, deixar que a região de origem de um prato determine a cerveja que o acompanha também é uma boa referência.
  • Para sobremesas, com sabores de café são perfeitas. Frutadas e adocicadas.
Em Uberlândia, a Mestre-Cervejeiro.com, loja especializada, localizada no Boulevard do Fundinho, é um excelente local para encontrar grande variedade de rótulos, que podem harmonizar com qualquer prato.
São mais de 150 rótulos importados e nacionais, sendo duas das marcas próprias exclusivas Mestre-Cervejeiro.com:
Session Porter: Esta é a cerveja comemorativa de 10 anos do Mestre-Cervejeiro.com, cuja receita foi desenvolvida pela DUM Cervejaria. É uma Session Porter com 3,8% de teor alcoólico, que leva cacau belga e tem 30 IBU's (unidade de amargor).
Double IPA: Esta é a comemorativa de 11 anos do Mestre-Cervejeiro.com, cuja a receita foi feita pela Cervejaria Tupiniquim. É uma Double IPA de 8,0% de teor alcoólico e um incrível amargor de 80 IBU's.
As marcas nacionais, especialmente locais, são as mais consumidas e procuradas. Hoje uberlândia possui três Cervejarias, que produzem diversas marcas e tipos de cerveja.
Da Uberbrau, experimentamos o chopp Santa Muerte, da marca "O Quinto dos Infernos", de estilo Vienna Lager. Bastante saboroso, menos encorpado que a IPA, de coloração avermelhada, aroma floral e sabor levemente caramelizado, pode ser harmonizado com risotto de cogumelo, sopas e até mesmo aves e massas.


Outra marca experimentada foi o chopp da Benedith, Vila de Minas, tipo Belgian Blonde, com sabores e aromas adocicados e notas frutadas. Combina bem com comidas leves, saladas e peixes.

Bom, a loja é nota 10! Vale a pena conhecer e conversar com o Tiago sobre as recomendações dele.
Preço:$$

Abraços e até a próxima!

Para quem quiser conhecer mais sobre o tema Harmonização de cervejas seguem alguns links e vídeos:

http://chefcomcerveja.com.br/harmonizacao/

http://www.brejas.com.br/harmonizacao-cerveja.shtml


Seguem sugestões de Harmonização do Tiago Auricchio, da Mestre Cervejeiro de Uberlândia:

Queijos: 
Frescal: Pilsner, English Pale Ale, Light Lager, Munich helles, 
Gorgonzola:  Bock, English Pale Ale, English Brown Ale, Porter, IPA, Belgian Strong Ale;
Parmesão: Bock, American Ale, English Brown Porter

Carnes: 
Bovina Assada (churrasco): Red Ale, Stout, Porter;
Bovina grelhada (hamburguer): Pale Ale, IPA, ESB, Porter;
Suína: Altbier, Munich Dunkel, Schwarzbier, Bock;
Frango Assado: Brown Ale, Amber Ale, Vienna Lager;

Massas: 
Molho vermelho: Dark Lager, American Ale, Belgian Strong Ale;
Molho branco: Dark Lager, Belgian Strong Ale

Frutos do Mar: 
Ostras: Porter, Stout, English Pale Ale
Camarão: Witbier, German Pilsner, Saison
Salmão: Bock, English Pale Ale, Belgian Strong Ale

Sobremesas:
Cheesecake: Bock, Porter, Fruit Lambic, Strong Ale
Petit Gateau: Bock, Porter, Stout, Belgian Strong Ale
Torta de Chocolate: Bock, Porter, Stout,, Belgian Strong Ale

Comidas típicas:
Comida japonesa (sushi, sashimi): Witbier, Saison, Hefe-Weizenbier, Ginger Ale
Comida mexicana: Pale Ale, India Pale Ale,American Brown Ale, Amber Ale, Red Ale,Stout
Feijoada: Schwarzbier, Munich Dunkel, Bock,Rauchbier, Dry Stout

Quanto a cerveja DeuS:

Uma cerveja mais que especial é a DeuS é produzida na Bélgica e depois transferida para Reims, região de Champagne na França, onde passa pelo processo Champenoise, fazendo uma segunda fermentação na garrafa, passando meses em caves dos melhores espumantes franceses.





Nenhum comentário:

Postar um comentário